segunda-feira, 23 de março de 2009

LOG – Profº Irnei

Definindo a atividade

A primeira atividade que deve ser realizada no início do processo de elaboração do planejamento estratégico é definir declarações da missão, visão e dos objetivos organizacionais. Sem deixar de formular muito claramente o real negócio na qual, a organização atua.

  • Qual é o negócio da organização e como ele será no futuro?

  • Quais são os clientes e o que eles consideram Omo valioso na organização, em seus produtos e serviços?

  • Quais são os resultados da organização?

Esta é a fase, portanto, de se refletir sobre a intenção estratégica da organização.

O negócio (Core Business)

Perceber o verdadeiro negócio da empresa é a atividade aparentemente óbvia, entretanto, muitas vezes, as organizações perdem o foco da inserção no negócio no contexto e podem sucumbir.

O termo Core significa núcleo, ou seja, a parte mais importante ou central de algo. Assim, podemos compreender o significado de negócio sendo o núcleo da atividade de organização.

Todas as demais definições derivam do negócio. Se o foco mudar, a organização deverá definir todas as demais.


Missão

A missão deve responder o que a empresa ou organização se propõe a fazer, e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante seus clientes:

- Por que a empresa existe?

- O que a empresa faz?

- Para quem?

O propósito é algo com muito mais significado do que a simples descrição do que é feito internamente. A missão retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma das partes do que é feito.

Exemplo:

NIKE: Experimentar a emoção da competição, da vitória e de vencer adversários.

Walt Disney: Fazer pessoas felizes.


A visão

A elaboração da visão é um processo carregado de emoção, pois o que se procura reconhecer é o propósito de ser da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário