Definindo a atividade
A primeira atividade que deve ser realizada no início do processo de elaboração do planejamento estratégico é definir declarações da missão, visão e dos objetivos organizacionais. Sem deixar de formular muito claramente o real negócio na qual, a organização atua.
Qual é o negócio da organização e como ele será no futuro?
Quais são os clientes e o que eles consideram Omo valioso na organização, em seus produtos e serviços?
Quais são os resultados da organização?
Esta é a fase, portanto, de se refletir sobre a intenção estratégica da organização.
O negócio (Core Business)
Perceber o verdadeiro negócio da empresa é a atividade aparentemente óbvia, entretanto, muitas vezes, as organizações perdem o foco da inserção no negócio no contexto e podem sucumbir.
O termo Core significa núcleo, ou seja, a parte mais importante ou central de algo. Assim, podemos compreender o significado de negócio sendo o núcleo da atividade de organização.
Todas as demais definições derivam do negócio. Se o foco mudar, a organização deverá definir todas as demais.
Missão
A missão deve responder o que a empresa ou organização se propõe a fazer, e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante seus clientes:
- Por que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?
O propósito é algo com muito mais significado do que a simples descrição do que é feito internamente. A missão retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma das partes do que é feito.
Exemplo:
NIKE: Experimentar a emoção da competição, da vitória e de vencer adversários.
Walt Disney: Fazer pessoas felizes.
A visão
A elaboração da visão é um processo carregado de emoção, pois o que se procura reconhecer é o propósito de ser da organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário