segunda-feira, 16 de março de 2009

LOG – Profº Irnei

Análise Interna (Cadeia de Valores)

Quadro 1 – Cadeia de Valor da Empresa

Pesquisa e Desenvolvimento, Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas, Gerenciamento de Recursos Humanos, Administração Geral, Finanças.

A Análise da cadeia de valor não se restringe apenas ao seu ambiente interno, passando a incluir uma análise das principais atividades dos seus fornecedores, distribuidores e terceiros.

Da mesma forma, é preciso conhecer os pontos fortes e fracos dos seus distribuidores, visando otimizar o seu desempenho.

Após identificar as principais dificuldades e competências internas da empresa, importante compará-la com outras empresas, através do benchmarking.


Quadro 2 – Passos para a elaboração do benchmarking

1 – Identificar fatores chaves de sucesso: consiste em listar as principais atividades, processos e indicadores que serão avaliados na outra empresa;

2 – Escolher as empresas para pesquisa: que podem ser do mesmo setor ou setores diferentes da empresa contando que sejam consideradas de excelência naquela atividade ou processo analisado;

3 – Formar equipe de benchmarking: que deve ser propriamente composta por gestores e técnicas ligadas a área analisada;

4 – Efetuar comparação com outras empresas.


Diagnóstico estratégico

Questões para análise interna:

- O que fazemos melhor que nossos concorrentes?

- Como está sendo utilizadas nossas instalações? (edificações, máquinas, equipamentos e utilidades)

- Nosso sistema de gestão é eficiente? (métodos, estruturas organizacionais, indicadores gerenciais, comunicação interna...)

- Os recursos humanos estão bem preparados? (treinados, motivados, comprometidos...). As pessoas tomam decisões? Trabalham em equipe? São criativas?

- Dominamos a tecnologia do nosso negócio? Fazemos avanços em tecnologias? Como estão nossas parcerias tecnológicas?

- Como estão nossos relacionamentos? (sociais, políticos, de negócios, com o meio de comunicação, etc...)

- Nossos valores estão refletindo nas atitudes e comportamento do cotidiano?

- Nossos processo e operações são eficientes?

- Nossos custos são adequados?


Recursos

Tangíveis – São ativos que podem ser vistos e quantificados

  • Financeiros;

  • Organizacionais;

  • Físicos;

  • Tecnológicos.

Intangíveis – Incluem ativos que normalmente estão profundamente otimizados no histórico da empresa e foram acumulados com o tempo

  • Conhecimento;

  • Confiança;

  • Rotinas organizacionais;

  • Capacidades de inovar;

  • Marca;

  • Reputação para os clientes.


Capacitações

As capacidades se baseiam na elaboração, transmissão e troca de informações e conhecimento.

Utilização eficaz de técnicas de gerenciamento de logística (PDCA) = planejar, fazer, controlar e avaliar.


Logística Interna

Como podemos analisar nossas atividades tais como:

  • Manuseio de materiais;

  • Armazenamento;

  • Controle de estoque.

Logística Externa

Como podemos analisar nossas atividades tais como:

  • Coleta;

  • Distribuição física.

Postura Estratégica

As empresas passam, necessariamente, por etapas de:

  • Desenvolvimento;

  • Crescimento;

  • Manutenção;

  • Sobrevivência.

Análise Interna

Após a análise interna, o gestor estará apto a identificar com clareza suas principais vantagens competitivas, assim como seus pontos fracos.

Através da análise dos pontos fortes e fracos, os gestores e suas equipes poderão determinar com mais clareza as prioridades em termos de ameaças e oportunidades existentes no ambiente externo.

Exercício

1 – Porque é importante a empresa estudar e entender o ambiente externo?

2 – Quais são as diferenças entre o ambiente geral e o ambiente do setor?

3 – Selecione uma empresa e identifique 3 fatores externos e internos que influenciam no seu resultado, de forma positiva e negativa.

Prova dia 06/04/2009

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