Análise Interna (Cadeia de Valores)
Quadro 1 – Cadeia de Valor da Empresa
Pesquisa e Desenvolvimento, Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas, Gerenciamento de Recursos Humanos, Administração Geral, Finanças.
A Análise da cadeia de valor não se restringe apenas ao seu ambiente interno, passando a incluir uma análise das principais atividades dos seus fornecedores, distribuidores e terceiros.
Da mesma forma, é preciso conhecer os pontos fortes e fracos dos seus distribuidores, visando otimizar o seu desempenho.
Após identificar as principais dificuldades e competências internas da empresa, importante compará-la com outras empresas, através do benchmarking.
Quadro 2 – Passos para a elaboração do benchmarking
1 – Identificar fatores chaves de sucesso: consiste em listar as principais atividades, processos e indicadores que serão avaliados na outra empresa;
2 – Escolher as empresas para pesquisa: que podem ser do mesmo setor ou setores diferentes da empresa contando que sejam consideradas de excelência naquela atividade ou processo analisado;
3 – Formar equipe de benchmarking: que deve ser propriamente composta por gestores e técnicas ligadas a área analisada;
4 – Efetuar comparação com outras empresas.
Diagnóstico estratégico
Questões para análise interna:
- O que fazemos melhor que nossos concorrentes?
- Como está sendo utilizadas nossas instalações? (edificações, máquinas, equipamentos e utilidades)
- Nosso sistema de gestão é eficiente? (métodos, estruturas organizacionais, indicadores gerenciais, comunicação interna...)
- Os recursos humanos estão bem preparados? (treinados, motivados, comprometidos...). As pessoas tomam decisões? Trabalham em equipe? São criativas?
- Dominamos a tecnologia do nosso negócio? Fazemos avanços em tecnologias? Como estão nossas parcerias tecnológicas?
- Como estão nossos relacionamentos? (sociais, políticos, de negócios, com o meio de comunicação, etc...)
- Nossos valores estão refletindo nas atitudes e comportamento do cotidiano?
- Nossos processo e operações são eficientes?
- Nossos custos são adequados?
Recursos
Tangíveis – São ativos que podem ser vistos e quantificados
Financeiros;
Organizacionais;
Físicos;
Tecnológicos.
Intangíveis – Incluem ativos que normalmente estão profundamente otimizados no histórico da empresa e foram acumulados com o tempo
Conhecimento;
Confiança;
Rotinas organizacionais;
Capacidades de inovar;
Marca;
Reputação para os clientes.
Capacitações
As capacidades se baseiam na elaboração, transmissão e troca de informações e conhecimento.
Utilização eficaz de técnicas de gerenciamento de logística (PDCA) = planejar, fazer, controlar e avaliar.
Logística Interna
Como podemos analisar nossas atividades tais como:
Manuseio de materiais;
Armazenamento;
Controle de estoque.
Logística Externa
Como podemos analisar nossas atividades tais como:
Coleta;
Distribuição física.
Postura Estratégica
As empresas passam, necessariamente, por etapas de:
Desenvolvimento;
Crescimento;
Manutenção;
Sobrevivência.
Análise Interna
Após a análise interna, o gestor estará apto a identificar com clareza suas principais vantagens competitivas, assim como seus pontos fracos.
Através da análise dos pontos fortes e fracos, os gestores e suas equipes poderão determinar com mais clareza as prioridades em termos de ameaças e oportunidades existentes no ambiente externo.
Exercício
1 – Porque é importante a empresa estudar e entender o ambiente externo?
2 – Quais são as diferenças entre o ambiente geral e o ambiente do setor?
3 – Selecione uma empresa e identifique 3 fatores externos e internos que influenciam no seu resultado, de forma positiva e negativa.
Prova dia 06/04/2009
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