
1) Exposição de produtos em uma loja
A exposição de produtos em supermercados, hipermercados e mercearias no geral segue uma certa lógica e tenta acompanhar a estrutura racional de pensamento do cliente. No entanto, é comum muitas vezes ver produtos misturados em uma gôndola ou categorias não muito similares no mesmo corredor.Como foi explorado no nosso informativo sobre sortimento, as categorias se agrupam em departamentos, como bebidas, mercearia, higiene pessoal, FLV (Frutas Legumes e Verduras), entre outros. O maior desafio, porém, é organizar estes departamentos dentro da loja (na planta baixa) de forma que eles façam sentido para o cliente e também de forma a fazê-lo andar por todos os corredores. Não existe um modelo único de planta baixa, havendo inúmeras formas de exposição.No varejo, é praticamente impossível encontrar duas lojas que sejam exatamente iguais. Elas mudam constantemente com o passar do tempo e a cada abertura ou reinauguração, geralmente uma nova planta baixa é testada. Aliás, o mais importante realmente é testar diferentes configurações para definir a melhor.É importante observar ainda que, mesmo que o layout varie, os departamentos que tem alguma relação não deverão estar separados ou misturados.Agora, como fazer exposições que misturam produtos de diversos departamentos? Um conceito que vem se difundindo muito no varejo é chamado de store in store (loja dentro da loja). Neste conceito, o varejista explora espaços diferenciados dentro de cada departamento.
A exposição de produtos em supermercados, hipermercados e mercearias no geral segue uma certa lógica e tenta acompanhar a estrutura racional de pensamento do cliente. No entanto, é comum muitas vezes ver produtos misturados em uma gôndola ou categorias não muito similares no mesmo corredor.Como foi explorado no nosso informativo sobre sortimento, as categorias se agrupam em departamentos, como bebidas, mercearia, higiene pessoal, FLV (Frutas Legumes e Verduras), entre outros. O maior desafio, porém, é organizar estes departamentos dentro da loja (na planta baixa) de forma que eles façam sentido para o cliente e também de forma a fazê-lo andar por todos os corredores. Não existe um modelo único de planta baixa, havendo inúmeras formas de exposição.No varejo, é praticamente impossível encontrar duas lojas que sejam exatamente iguais. Elas mudam constantemente com o passar do tempo e a cada abertura ou reinauguração, geralmente uma nova planta baixa é testada. Aliás, o mais importante realmente é testar diferentes configurações para definir a melhor.É importante observar ainda que, mesmo que o layout varie, os departamentos que tem alguma relação não deverão estar separados ou misturados.Agora, como fazer exposições que misturam produtos de diversos departamentos? Um conceito que vem se difundindo muito no varejo é chamado de store in store (loja dentro da loja). Neste conceito, o varejista explora espaços diferenciados dentro de cada departamento.
Além disso, é importante, no conceito de store in store, sinalizar bem o espaço para que o cliente entenda que aquela parte da loja é diferente e que tem um conceito próprio. Caso contrário, ele poderá achar tudo muito confuso e não comprar nada.
Existem, ainda, outros tipos de lojas dentro de lojas, como espaços próprios de fornecedores. São exemplos disso as lojas da Disney dentro de varejistas de brinquedos ou os espaços da Apple em lojas de eletrônicos.
No caso específico da distribuidora, a configuração da loja poderia seguir um layout tradicional, com departamentos de mercearia, frios, embalagens etc. Seria interessante identificar as áreas quentes, mornas e frias, medindo a quantidade de clientes em cada uma delas. Assim, alguns dos layouts mostrados anteriormente poderiam ser testados.
Além disso, poderiam ser criadas também esquinas temáticas, agrupando todos os produtos utilizados por dogueiros, pizzarias ou pastelarias, por exemplo. A sinalização poderia ser da seguinte forma: “Tudo para o seu carrinho de cachorro-quente você encontra aqui!”.
Desta forma, o cliente que fosse comprar na distribuidora poderia encontrar os produtos facilmente, seja pelo layout tradicional ou por meio de lojas dentro de lojas.
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