segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Marketing (Sortimento)


Sortimento é um conceito utilizado para determinar todo e qualquer tipo de produto que seja comercializado em uma loja. Em primeiro lugar, ele pode ser dividido em categorias, que nada mais é do que um agrupamento de itens correlatos. Em uma confecção, por exemplo, são vendidos inúmeros produtos, tais como camisetas, camisas, calças, vestidos, bermudas, entre outros. Todos estes produtos fazem parte do sortimento total da loja e podem ser divididos, por exemplo, nas seguintes categorias: roupas masculinas, roupas femininas etc.
A organização das categorias pode variar muito de varejista para varejista, não existindo qualquer regra para isso. Pode-se criar, também, categorias que agreguem produtos muito diferentes uns dos outros, mas que estejam correlacionados de alguma forma. Sendo assim, seria possível criar uma categoria de café-da-manhã, juntando achocolatados com cereais, pão, leite e manteiga, por exemplo. De qualquer maneira, a divisão das categorias deve fazer sentido para a empresa e deve refletir a forma mais eficiente de se medir os resultados. O agrupamento de categorias, em lojas maiores, dá origem a departamentos, tais como: produtos de limpeza, mercearia doce, bebidas, perecíveis e assim por diante.
Portanto, toda loja é composta por itens, categorias e departamentos, sendo que todos fazem parte do sortimento.
Variedade e profundidade
Além destas divisões, o sortimento também é composto por duas variáveis: variedade e profundidade:
- Variedade: quantidade de marcas, categorias ou departamentos comercializados. Determina a amplitude do sortimento, podendo ser larga ou estreita.
- Profundidade: quantidade de itens em cada marca, categoria ou departamento. Determina como o próprio nome diz, a profundidade do sortimento, podendo ser profunda ou superficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário