Competências, Habilidade e Bases Tecnológicas
COMPETÊNCIAS
ÁREA PROFISSIONAL COMÉRCIO
FUNÇÃO 2: EXECUÇÃO
Subfunção 2.3 – Desenvolvimento de Atividade de Compra e Venda
1. Analisar os fatores que influem na atração, no desenvolvimento e na fidelização de cliente s e fornecedores, na decisão de compra, e conceber planos para a realização desses objetivos.
2. Distinguir os diversos tipos de fornecedores e clientes quanto às suas características econômicas e sócio-psicológicas.
3. Identificar parâmetros para a tomada de decisão de compra de fornecedor nacional ou fornecedor internacional.
4. Identificar mecanismos que interferem na fixação de preços numa economia de mercado.
5. Elaborar plano de compras.
6. Planejar sistema de cadastramento de fornecedores por material.
7. Estabelecer parâmetros técnicos para a homologação dos fornecedores.
HABILIDADES
ÁREA PROFISSIONAL COMÉRCIO
UNÇÃO 2: EXECUÇÃO
Subfunção 2.3 – Desenvolvimento de Atividade de Compra e Venda
1. Aplicar técnicas de comunicação no desenvolvimento de relações comerciais, cuidando do aspecto pessoal e da forma de expressar-se.
2. Coletar e analisar dados dos fornecedores e clientes.
3. Elaborar plano de compras de conformidade com as exigências legais e com as normas internas.
4. Interpretar plano de compras e sistematizar suas informações.
5. Acompanhar variação e tendências econômicas – oferta e procura.
6. Emitir pedidos com base nas necessidades de compras e de acordo com as diretrizes financeiras para condições de pagamento.
7. Coletar, processar e formatar as informações de orientação para o plano de compras.
8. Processar pedidos de compras organizando as bases de acompanhamento do atendimento pelo fornecedor.
9. Executar cadastramento de fornecedores e elaborar relatórios.
10. Elaborar estatísticas de desempenho de fornecedores e das compras.
BASES TECNOLÓGICAS
ÁREA PROFISSIONAL COMÉRCIO
FUNÇÃO 2: EXECUÇÃO
Subfunção 2.3 – Desenvolvimento de Atividade de Compra e Venda
1. Técnicas de negociação.
2. Métodos e técnicas de comunicação aplicadas no atendimento e fornecedores.
3. Aspectos práticos: formas de financiamento, formas de pagamento, utilização de equipamentos.
4. Serviço aos clientes: disponibilização dos pedidos, qualidade da entrega.
5. Pesquisa mercadológica.
6. Processo de negociação comercial: prospecção, preparação de entrevistas e de negociações, desenvolvimento de negociação, modernas técnicas de negociação e de fechamento de compra, em função do tipo de negócio.
7. Legislação fisco-tributário.
8. Direito civil e legislação aplicada às compras e às contratações em organizações publicas e privadas.
9. Economia e mercados.
10. Gestão de estoques: critérios de classificação de estoques, rotação de mercadorias, elaboração de instrumentos de controle de estoque.
11. Recursos de informática voltados para cadastro de fornecedores.
12. Estatística aplicada.
Carga Horária
Teórica 30 Prática 20 Total: 50
Teórica 40 Prática 20 Total: 60
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