quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

LCT – Profª Solange

Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas

COMPETÊNCIAS
ÁREA PROFISSIONAL: COMUNICAÇÃO
FUNÇÃO 1: CRIAÇÃO
Subfunção 1.1 Montagem de Argumentos e Elaboração de Roteiros e Textos.
1. Distinguir características estruturais e de linguagem de diversos gêneros dramáticos e programáticos
2. Comparar características estruturais, de sintaxe e de linguagem dos diversos tipos de textos ficcional, documental, informativo/jornalístico e persuasivo/publicitário, em confronto com as características semióticas, de linguagem, de sintaxe e de estrutura de tempo e espaço dos diversos veículos de comunicação, na perspectiva da roterização e da produção de textos.
3. Interpretar idéias, propostas, concepção ou expectativas que caracterizem iniciativas voltadas a apresentação e meios de comunicação.
4. Redigir textos que, de forma original e criativa, se aderem às características de propostas comunicativas específicas, da estrutura lógica e do estilo narrativo destas, do público para a qual estão especialmente dirigidas e da sintaxe dos veículos envolvidos, incluindo, especialmente nos casos de roteiros, a descrição de componentes não verbais de produção, de modo a permitir a antecipação mental da mesma, uma análise prévia do seu impacto comunicativo ou dramático, bem como o planejamento e desenvolvimento de sua realização.

COMPETÊNCIAS
ÁREA PROFISSIONAL: COMUNICAÇÃO
FUNÇÃO 1: CRIAÇÃO
Subfunção 1.1 Montagem de Argumentos e Elaboração de Roteiros e Textos.
1. Realizar entrevistas de coletas de informações, visões expectativas referentes a iniciativas específicas de produção.
2. Interligar as características estruturais e de linguagem dos diversos meios ou veículos de comunicação.
3. Identificar perspectivas de roterização e de produção de textos.
4. Realizar pesquisas qualitativas (consultas bibliografias, exame/análise de documentos, coleta de depoimentos, observações diretas) de levantamento de informações contextuais e da caracterização de personagens.
5. Identificar textos: ficcional, documental, informativo/jornalístico e persuasivo/publicitário.
6. Utilizar ferramentas e técnicas de construção e redação de diálogos.
7. Elaborar/redigir textos para logística, voltados ou aplicados a diferentes meios.

BASES TECNOLÓGICAS
ÁREA PROFISSIONAL: COMUNICAÇÃO
FUNÇÃO 1: CRIAÇÃO
Subfunção 1.1 Montagem de Argumentos e Elaboração de Roteiros e Textos.
1. Características distintas dos diversos gêneros dramáticos e programáticos, interligados às características distintas dos diversos meios ou veículos de comunicação: aspectos de linguagem e estrutura.
2. Formatos, convenções e técnicas de elaboração de sinopses, argumentos, pré-roteiros e roteiros.
3. Técnicas de pesquisa para construção de argumentos, roteiros e de textos de comunicação.
4. Estrutura, sintaxe e formatos característicos de textos jornalísticos e de publicidade.

Carga Horária
Teórica 50 Prática Total: 50
Teórica 40 Prática Total: 40

Elaboração de Currículo
O Currículo é uma apresentação, por escrito, da sua pessoa e do profissional que você é.
Ele demonstra um pouco da sua objetividade e capacidade de expressão e organização.
O Currículo deve falar por si só, devendo buscar de um modo surpreender o selecionador.
São características apreciáveis de um currículo:
- Ser um documento original e perfeitamente legível;
- Possuir relação clara, lógica e objetiva, com letras de com tamanho e de fácil visualização;
- Não ter manchas de erros, sujeiras ou de dobras desnecessárias;
- Conter as principais realizações profissionais.
Um Currículo deve conter apenas informações de real interesse para quem os analisa. A quantidade nada significa e sim a qualidade e o teor das informações nele contidas. Portanto a objetividade e a sinceridade das informações deverão ser explicitas.

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